Lubrificante de alto desempenho 100% sintético especialmente desenvolvido para motores a gasolina e diesel quecumpram as normas ambientais EURO IV ou EURO V, e que exijam um óleo de alto valor HTHS (> 3.5 mPa.s) e "MidSAPS", baixo teor de cinzas sulfatadas (= 0.5%), fósforo (= 0.05 %) e enxofre (= 0.2%).
Compatível com catalisadores e filtros de partículas (FAP).
Particularmente recomendado para veículos do grupo BMW, MERCEDES, PORSCHE e VAG (VW, Audi, Seat, Skoda) deúltima geração.
Também adequado para motores a gasolina e diesel que exijam um lubrificante ACEA C3.
Antes da sua utilização, consultar sempre o manual de manutenção do veículo.
Aplicação:
Os motores que cumprem as normas EURO IV e EURO V estão equipados com sistemas de pós-tratamento muito sensíveis. O enxofre e o fósforo inibem o funcionamento do catalisador provocando uma perda de rendimento nos dispositivose as cinzas sulfatadas obstruem o FAP (Filtro de partículas) causando frequentes ciclos de regeneração, envelhecimentoacelerado do óleo, consumo excessivo de combustível e perda de rendimento do motor.
A norma BMW Long Life-04 impõe restrições severas ao óleo para garantir a longevidade do FAP de todos os motoresBMW Diesel. A norma abrange todos os motores BMW a gasolina e diesel a partir de 2004. A norma BMW LL-04 cobreainda todas as normas anteriores do grupo BMW LL-98 e BMW LL-01.Atenção, a norma BMW LL-04 pode ser utilizada nos motores a gasolina apenas nos países da União Europeia, Suiça,Noruega e Liechtenstein; consultar as recomendações da BMW (nos restantes países, o lubrificante BMW LL-01 geralmente recomendado corresponde a MOTUL 8100 X-cess 5W-40).
A norma MB 229.51 exige um lubrificante com níveis reduzidos de cinzas sulfatadas, fósforo e enxofre a fim de sercompatível com os sistemas de pós-tratamento de gases de escape. Este tipo de óleos permite alcançar intervalos demudança flexíveis determinados pelo computador de bordo, graças às extraordinárias propriedades de resistência ao cisalhamento. A especificação MB 229.51 aplica-se a todos os motores a gasolina, bem como a todos os motores diesel comou sem FAP da MERCEDES.
PORSCHE introduziu a norma Porsche C30 para a lubrificação perfeita dos seus motores a diesel e V6 a gasolina(Porsche Cayenne). Um óleo homologado “PORSCHE C30”, tal como MOTUL 8100 X-clean+ 5W-30, atende as mais altasexigências de desempenho, nomeadamente em termos de resistência da película lubrificante.
Para as normas VW 504 00 e VW 507 00, a VOLKSWAGEN requer um lubrificante totalmente compatível com sistemasde pós-tratamento, tais como catalisadores e FAP, por forma a garantir a total fiabilidade de todos os seus motores a gasolina e diesel do grupo VW, AUDI, SEAT e SKODA.
MOTUL 8100 X-clean+ 5W-30 cumpre plenamente todas as exigências da BMW, MERCEDES, PORSCHE e VW, desenvolvidas através de cada uma das normas para óleos de alta HTHS e Low SAPS, compatíveis com os sistemas modernos de pós-tratamento de gases de escape.
Recomendações:
Intervalos de mudança: seguir as recomendações do fabricante e adaptar ao tipo de utilização.
Pode ser misturado com óleos sintéticos ou minerais.
Antes da sua utilização, consultar sempre o manual de manutenção do veículo.